terça-feira, 28 de junho de 2011

Sabor de Infância: Pudim de Aipim

Esse pudim é muito especial pra mim. Seu sabor esteve presente em toda minha infância, era a sobremesa preferida do meu pai. Com 10 anos de idade, eu já podia preparar sozinha algumas receitas e essa foi uma das primeiras. Inesquecível a expressão de felicidade e satisfação do meu pai ao saborear o pudim que eu havia preparado.

Sabores e aromas nos transportam para a infância, isso é bom demais!

Pudim de Aipim

Pudim de Aipim

Rendimento: 16 porções

Ingredientes:

Aipim descascado 1 kg

Ovos 4 unidades

Leite integral 900 ml

Leite condensado 300 ml

Creme de leite 300 ml

Coco fresco ralado 150 g

Calda:

Açúcar refinado 200 g

Água 100 ml

Modo de Preparo:

1. Calda clara: Misture a água com o açúcar, leve ao fogo baixo sem mexer

para não açucarar, durante o cozimento passe um pincel com água na

borda da panela para retirar os cristais que se formam. O tempo de cozimento

é de 6 minutos. Apague o fogo, espalhe a calda na forma de pudim.

2. Corte o aipim em cubos pequenos.

3. Coloque no liquidificador com o leite integral, os ovos, o creme de leite, o

leite condensado e o coco. Bater até obter um creme homogêneo.

4. Coloque o creme de aipim na forma já caramelizada.

5. Leve ao forno a 190ªC em banho maria por 45 minutos.

6. Desenforme morno. Sirva polvilhado com canela em pó.

Pudim de Aipim

Nenhum comentário:

Postar um comentário