quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Batata Frita

Tem sabor de infância, de férias, de alegria…

batatas_fritas

As minhas lembranças de batata frita são maravilhosas. Minha mãe usava a gostosura como moeda. Fritava um prato cheio pra cada filho, sempre aos sábados, era uma recompensa pelo bom comportamento durante a semana. Só que não me recordo de ficarmos nenhum fim de semana sem a delícia, será que nos comportávamos sempre bem? Um sábado disse pra ela que poderia comer vinte quilos que não enjoaria. Minha mãe me respondeu: “Sente aí, vou começar a fritar!” Claro que minha mãe não ia fritar tuoda aquela quantidade, queria mesmo educar a filha gulosa. No segundo prato eu já estava pedindo arrego. Ficou a lição de não comer com os olhos… Hoje em dia nem sou tão louca assim por essa delícia de infância, mas sempre que saboreio…hum! Me lembro daqueles sábados de festa!

batata frita crocante

Curiosidade - Museu da Batata Frita

A batata frita tem um museu: o Frietmuseum fica na Bélgica, cidade de Bruges, próximo a Bruxelas. Quem visita o museu pode ver a história da batata e também provar alguns pratos feitos a base de batata e tem até sobremesa de batata frita.

MUseu da batata frita

BATATA FRITA
Equipamentos Balança, fogão.
Utensílios Bowl, faca, peneira, panela.
Rendimentos 4 porções
Insumos:

Ingredientes

Quantidade

Batata inglesa

1 kg

Óleo de soja

600 ml

Sal refinado

a gosto

Modo de Preparo:

1. Descasque as batatas.fritas passo a passo

2. Corte em formato palito - corte rodelas com cerca de 1 cm e fatie as rodelas. fritas2

3. Coloque água em uma panela e deixe no fogo até começar a ferver.

4. Coloque as batatas já cortadas dentro da água fervente e deixe  de 3 a 5 minutos.

5. Retire da água fervente e coloque em tigela com gelo para para a cocção.
6. Escorra as batatas e coloque sonbre um pano limpo e seco.
fritas passo a passo-1

7. Coloque o óleo em frigideira funda para esquentar.

8. Quando a temperatura do óleo estiver bem alta, junte as batatas.
batata fritando
9. Retire as batatas quando estiverem fritas com uma escumadeira. Coloque sobre papel absorvente para escorrer a gordura.
fritas
10. Tempere com sal.

imageChef Cris Leite 

Nenhum comentário:

Postar um comentário